Nem a pandemia para o mercado de luxo.

Na contramão da crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19, o mercado de luxo segue em uma crescente promessa de faturar bilhões nos próximos anos.

Além do impacto sobre a vida de muitas de pessoas em escala global, a pandemia do novo Coronavírus também foi um duro golpe na economia mundial. Muitos governos, que foram sacudidos pela crise econômica causada pela pandemia, precisaram injetar recursos a fim de amenizar os impactos. Neste cenário, no entanto, um setor mostrou-se resistente e apresentou crescimento: o mercado do luxo.
 

De acordo com a Global Data, no mundo, o segmento do luxo movimentou U$24 milhões, em 2019, e deve faturar U$ 51 bilhões em 2025. Ou seja, a expectativa é que, em seis anos, ele cresça mais que o dobro.
 

Esse é um setor tão exigente que requer uma contínua renovação para não deixar de surpreender e conquistar novos adeptos. Mas o que faz desse mercado tão exclusivo? A personalização, o trato adequado e a inovação. No Brasil, este nicho de mercado está gerando bons resultados, com previsão de aumento de 34% no faturamento até 2025. Dentro do mercado do luxo, a arquitetura, o design de interiores e o paisagismo destacam-se como produtos em alta, uma vez que a pandemia nos colocou dentro de casa.

O desejo de uma maior sensação de paz está fazendo com que casas em que há uma integração com natureza, estejam sendo cada vez mais requisitadas. / Foto: Jomar Bragança

“Na arquitetura, vemos o reflexo da ascensão desse mercado, na alta procura por casas. Isso reflete o desejo de estar mais próximo à natureza, de poder trabalhar onde quiser, de ter uma sensação maior de paz, de querer escutar apenas o som da água caindo e se juntando à paisagem. Isso, atualmente, é a exclusividade que procura o consumidor desse setor”, comenta a arquiteta Graziela Costa, uma das sócias proprietárias do escritório CLS Arquitetas Associadas. 

Com o sentimento de exaustão, provocado por mais de dois anos de pandemia, é cada vez mais comum a procura por refúgio na vida doméstica. Assim, como o ser humano sempre teve a necessidade de se ver integrado à natureza, cada vez mais as pessoas tendem a fazer essa conexão do verde com o próprio lar. “Luxo, é exclusividade. É oferecer exatamente o que o seu cliente quer e precisa naquele momento. Ultimamente, as pessoas têm tido a necessidade de terem um espaço de estar integrado com a natureza. Com isso, temos de adaptar a residência ao seu entorno para poder potencializá-lo. É preciso criar um espaço que não agrida a beleza que há ao redor do terreno”, explica, a também sócia do escritório CLS Arquitetas Associadas, Erika Steckelberg.

As sócias proprietárias da CLS Arquitetas Associadas foram responsáveis por projetar a sala de banho Deca, que reúne o luxo moderno que é a integração total da arquitetura com a natureza / Foto: Jomar Bragança

A proposta da Sala de Banho Deca

Como forma de demonstrar essas novas características do morar contemporâneo do luxo, as arquitetas do escritório CLS Arquitetura aceitaram o convite da marca Deca para participar da Casa Cor Minas, maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, fazendo a Sala de Banho Deca.

“Esse ambiente é monocromático, leve e tem como função chamar a atenção para o verde da natureza que envolve o exterior da edificação. O barulho da água caindo dentro da sala por meio de uma cascata de água ajuda a criar essa sensação de paz. O verdadeiro luxo contemporâneo.”, descreve a também sócia do escritório CLS Arquitetas Associadas, a arquiteta, Kivia Costa

O ambiente monocromático reforça a natureza do exterior, juntamente com o barulho d’água vindo de uma cascata, trazendo ainda mais uma sensação de paz. / Foto: Jomar Bragança

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *