O Dr. Josué Montedonio comenta sobre o que é verdade e o que é mentira sobre o procedimento que virou febre nos últimos meses.
É sabido e falado por muitos, influenciadores e, também, profissionais do ramo estético, que o corpo do verão se faz no inverno e, com a estação mais quente do ano chegando, é possível notar o aumento do interesse em procedimentos que ajudam o corpo a ficar mais definido.
Nos últimos anos, a internet vem ditando o que é e o que não é tendência e, influenciadoras famosas, como a Virgínia Fonseca, Viih Tube, Giovanna Chaves, entre outras, se submeteram a alguns procedimentos estéticos corporais, como, por exemplo, a Lipo Lad. O método chamou a atenção dos milhões de seguidores e apresentou, segundo pesquisas do Google, um crescimento de 29% nas buscas pelo procedimento.
“Os procedimentos que as influenciadoras fazem e os resultados que elas mostram chamam a atenção do público em geral, principalmente das mulheres. A busca por procedimentos estéticos, como a Lipo Lad, cresceu muito no último ano, muito por conta das influenciadoras”, afirma o Dr. Josué Montedonio.
O cirurgião-plástico explica que a Lipo Lad ou LipoHd nada mais é do que uma variação da lipoaspiração, retirando a gordura de locais estratégicos ajudando a criar uma impressão definida e esculpida dos grupos musculares, levando uma melhora da definição corporal. É um procedimento estético que visa a eliminação de gorduras superficiais e alta definição do corpo.
Ou seja, ela busca evidenciar a musculatura de uma determinada parte do corpo, podendo ser feita no abdômen, bumbum, braços e nas costas.
Com o interesse das pessoas pelo procedimento, as dúvidas também aparecem. Por isso, o Dr. Josué resolveu listar alguns mitos e verdades sobre a Lipo Lad. Confira abaixo.
Lipo Lad cria músculo
Mito. A Lipo Lad não cria músculo, ela evidencia uma musculatura já existente, por essa razão é indicada para pacientes que já tenham uma vida ativa e boa definição muscular, mas que ainda não alcançaram o resultado desejado mesmo com dieta e exercícios.
Lipo Lad serve para emagrecer
Mito. É retirado gordura localizada de uma determinada região, objetivando a melhora do contorno corporal com objetivo de deixar a musculatura mais definida, mas não com o objetivo de emagrecimento e perda de peso.
Na Lipo Lad a tendência é que o paciente apresente um aumento no peso logo após o procedimento devido ao inchaço e retenção de líquido, voltando ao seu peso normal, em média, com uns trinta dias depois do procedimento.
Tanto na lipoaspiração de alta definição quanto na convencional, a perda de peso pode ser uma consequência, mas esse não é o propósito da cirurgia.
Lipo HD trata a flacidez
Mito. A retirada do excesso de gordura pode evoluir com flacidez de pele. Hoje contamos com aparelhos que ajudam na retração de pele (Laser, jato de plasma, radiofrequência fracionada) que podem ser utilizados durante o procedimento, mas quando há muita flacidez, somente a remoção do excesso de pele irá solucionar a questão.
Lipo Lad não é indicada para todos
Verdade. Como citado acima, o procedimento é indicado para aqueles que já tenham uma vida ativa fisicamente, uma dieta equilibrada e estejam próximos ao seu peso ideal. É necessário avaliar o biotipo do paciente e entender quais suas expectativas para indicar a melhor opção em cada caso.
É recomendado realizar a Lipo Lad é no inverno
Depende. Após a cirurgia é necessário que o paciente use cintas de compressão para diminuir o inchaço, como moramos em um país tropical, a cinta pode ficar desconfortável devido o calor do verão e esquentar. Além disso, não é recomendado tomar sol pelo menos de 2 a 3 meses após o procedimento.
De toda forma, é fundamental reforçar que a melhor época é aquela que o paciente tenha tempo para se dedicar no pós operatório seguindo todas as orientações do seu cirurgião.
“É muito importante ressaltar que o paciente deve ter muita cautela com as comparações. Em alguns casos, recebemos pacientes que desejam realizar o procedimento com expectativas irreais por acompanhar celebridades e influenciadores. As mesmas famosas que, na sua maioria, são jovens, sem filhos, vivem da imagem e do corpo, e que fazem acompanhamento com nutrólogo, educador físico, endócrino.
Cada pessoa possui características únicas (tipo de pele, genética, hábitos de vida, peso, altura) e querer reproduzir algo para ficar exatamente igual é um objetivo delicado.
Ao desejar realizar esse e qualquer procedimento estético, é necessário ter em mente que o resultado depende também da dedicação do paciente no acompanhamento do pós operatório, mantendo bons hábitos de vida para que possamos ter o melhor resultado de acordo com seu caso” finaliza o cirurgião plástico.
O Dr. Josué Montedonio Nascimento possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (2004). É sócio da Associação Paulista de Medicina, da Sociedade Brasileira de Queimaduras, membro da Federación Latino Americana de Quemaduras, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da American Society of Plastic Surgeons. Atualmente trabalha na Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Esaú, localizada na cidade de Santos, com um dos nomes mais renomados da cirurgia plástica, o Dr. Antonio Esaú Ferraz.